Blog Voltar

22.09.15 - 11:05

Aproveitando o espaço embaixo da escada!

Ideias para aproveitar o espaço embaixo da escada

As escadas ocupam uma área significativa dentro de um ambiente, e formam um espaço triangular na parte de baixo que se não for aproveitado se transforma em armadilha, já que as pessoas podem andar olhando pra baixo e acabar batendo a cabeça na escada.

Lavabo

Essa área é muitas vezes usada para a criação de um lavabo, mas neste caso a parede do fundo deve ficar na parte que tenha pelo menos 1 metro de altura livre, para não criar um canto difícil de acessar e limpar, e o vaso e a pia em um pedaço ainda mais alto, com pelo menos 1,80 de altura, que já permite que uma pessoa fique de pé confortavelmente. Essa altura deve ser ainda maior caso as pessoas a utilizar o lavabo sejam excepcionalmente altas.

Jardim

É possível também fazer um espelho d’água ou jardim embaixo da escada, sendo que o jardim pode ser composto apenas por vasos ou então por gramado ou terra. Nesse segundo caso, ou para fazer o espelho d’água, devem ser criadas as infra-estruturas hidráulicas adequadas para drenagem.

Bar ou cozinha

Embora não seja aconselhável circular debaixo da escada, esse espaço pode ser aproveitado para criar armários ou bancadas em composição com uma outra bancada, formando uma cozinha ou um escritório, ou até mesmo sem essa bancada, criando apenas um bar vertical. O ideal, nesses dois casos, é que a frente dos armários fique alinhada com a lateral da escada, para que não seja preciso entrar debaixo dela para acessar os móveis.

Armários ou depósitos

Da mesma forma que o bar, os armários devem ter as portas alinhadas com o final da escada, para facilitar o seu uso. Sendo assim, os armários podem ser bem profundos, com gavetas para facilitar o acesso à parte de trás, por exemplo, terem algum painel ou parede no fundo para deixar o vão mais curto ou então se transformarem em depósitos livres, com bicicletas e outros ítens maiores. As portas devem ter duas extremidades retas, e não triangulares, para que seja possível colocar dobradiças e fechaduras, então a parte mais do canto normalmente é feita com uma peça fixa. E portas espelhadas ajudam a manter a leveza da escada.

Área de serviço

A área sob a escada pode se transformar também em área de serviço, com a opção inclusive de ter uma porta para ficar escondida, abrigando os equipamentos como lavadora e secadora e também armários de apoio. Nesse caso é essencial lembrar de deixar espaço suficiente sobre a máquina para que ela possa ser aberta e manuseada com conforto.

Canto de descanso

Aproveitando que a largura de uma escada é similar à largura de um colchão, pode ser criado um cantinho de leitura ou descanso no chão ou um pouco mais elevado, liberando espaço para um armário na parte de baixo. Essa solução fica ainda melhor se for criada uma iluminação específica para esse local ou então se existir algum tipo de abertura na parede, permitindo a vista do exterior.


Fonte:

Dicas de Arquitetura

Comentários